• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä assina contrato de operação e manutenção de longo prazo com a concessionária brasileira Rio Amazonas Energia

Wärtsilä Corporation, 31 março 2023 at 17:00 UTC+2
  • Wärtsilä has signed an Operations & Maintenance agreement with Brazilian utility Rio Amazonas Energia (RAESA) to provide full O&M support for the Cristiano Rocha power plant in Manaus, Brazil.
O grupo tecnológico Wärtsilä assinou um contrato de Operação e Manutenção com a Rio Amazonas Energia (RAESA) de  fornecimento de serviço de operação e manutenção para a usina Cristiano Rocha, em Manaus, no Brasil. Este contrato serve para fortalecer o relacionamento já existente entre a Wärtsilä e a RAESA, que em  2019 celebraram a conversão dos motores para 100% gás natural e assinatura do contrato de garantia de desempenho de ativos. 
Este novo contrato de  O&M, com duração de 28 meses, entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2023 ratificando a relação entre as duas empresas.

A usina de Cristiano Rocha opera cinco motores Wärtsilä 50SG a gás  natural com uma potência combinada de 92 MW. A capacidade de partida e de parada rápidas da tecnologia do motores Wärtsilä permite que a potência total seja alcançada em apenas alguns  minutos, garantindo não apenas um fornecimento de energia estável e confiável, mas também a estabilidade do sistema elétrico. A usina Cristiano Rocha contribui com 65 MW de energia para a rede nacional por meio de um contrato de compra de energia com a Eletronorte.

A experiência e a capacidade da Wärtsilä de oferecer uma solução completa de O&M foram os principais motivos pelos quais a RAESA a escolheu para gerenciar as operações e as necessidades de manutenção da usina Cristiano Rocha.

“A RAESA está empenhada em ser a produtora de energia mais confiável e econômica possível para prosperar no mercado brasileiro de energia. A capacidade da Wärtsilä de ajudar os clientes a reduzir custos, mantendo um alto nível de qualidade, foi uma garantia para nós desde o início. A Wärtsilä consegue atender nossas necessidades em termos de economia, garantindo confiabilidade de classe mundial”, afirma o Diretor Presidente Edesio Alves Nunes Filho, da RAESA.

“Como fabricante, nosso objetivo é oferecer a melhor solução em termos de escopo, conhecimento e valor. Ao estender nosso relacionamento com a RAESA para cobrir a operação e a manutenção da usina Cristiano Rocha, garantimos que a mesma continue despachando energia 24 horas por dia, sete dias por semana, mantendo os custos baixos e o desempenho alto”, comenta o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Wärtsilä, Carlos Henrique Gonzales.

Para mais informações, procurar:

Fernanda Castro
Marketing & Communications Manager, Energy Business, AMER
Celular +55 21 9 8566 1651
fernanda.castro@wartsila.com 

Sobre a Wärtsilä Energy
A Wärtsilä Energy lidera a transição para um futuro de energia 100% renovável. Ajudamos nossos clientes na descarbonização desenvolvendo tecnologias líderes de mercado. Eles abrangem usinas de energia de balanceamento habilitadas para futuros combustíveis, soluções híbridas, armazenamento de energia e tecnologia de otimização, incluindo a plataforma de gerenciamento de energia GEMS. Os serviços de ciclo de vida completo da Wärtsilä Energy são projetados para aumentar a eficiência, promover a confiabilidade e garantir o desempenho operacional. Nosso histórico compreende 74 GW de capacidade de usina e mais de 80 sistemas de armazenamento de energia entregues a 180 países ao redor do mundo.
www.wartsila.com/energy

Sobre a Wärtsilä
A Wärtsilä é líder global em tecnologias inteligentes e soluções completas de ciclo de vida para os mercados marítimo e de energia. Ao enfatizar a inovação sustentável, eficiência total e análise de dados, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de seus clientes. Em 2021, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram EUR 4,8 bilhões com aproximadamente 17.000 funcionários. A empresa possui operações em mais de 200 localidades em mais de 68 países ao redor do mundo. Wärtsilä está listado na Nasdaq Helsinki.
www.wartsila.com