• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä conclui três projetos de EPC para o Brasil em tempo recorde – iniciativa permite que o cliente atenda ao compromisso vital de fornecimento de energia

20 outubro 2022 at 06:00 UTC+2
  • UTE Povoaҫӑo 1 power plant in Linhares ©Wärtsilä Corporation
  • UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo power plant in Linhares ©Wärtsilä Corporation
  • UTE Viana 1 power plant in Viana ©Wärtsilä Corporation

As capacidades de Engenharia, Compras e Construção (EPC) do grupo tecnológico Wärtsilä foram claramente demonstradas com três entregas de projetos recentes no Brasil, concluídas com sucesso em tempo recorde. Os pedidos foram feitos no quarto trimestre de 2021 pelas empresas TEVISA, Linhares Geração e Povoação Energia, que são controladas por fundos geridos pelo BTG Pactual Asset Management.

A urgência para a conclusão foi em atendimento à Data de Operação Comercial exigida das usinas, conforme estabelecido pelas regras do leilão PCS/2021, organizado pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil em outubro de 2021. Da assinatura do contrato ao início da operação comercial, o tempo necessário para a implantação de cada projeto seria de aproximadamente 14 meses. No entanto, a Wärtsilä concluiu os três projetos em menos de 8 meses. Da construção das edificações até o comissionamento foram apenas três meses e, embora os equipamentos tenham sido entregues no 2º trimestre de 2022, todas as três usinas entraram em operação comercial em julho de 2022.

Graças à capacidade da Wärtsilä em atender aos rigorosos requisitos de prazo, o cliente conseguiu cumprir plenamente com as condições dos Contratos de Compra de Energia emitidos pelas autoridades brasileiras da área de energia. A eletricidade produzida por essas usinas será integrada à rede nacional, garantindo assim a confiabilidade do sistema.

“Estamos extremamente satisfeitos com a eficiência e confiabilidade da Wärtsilä em ter tudo concluído a tempo, apesar do cronograma excepcionalmente apertado. Eles superaram todos os diversos desafios envolvidos e fizeram, em conjunto com o nosso time, um trabalho de primeira classe. Sua reputação no Brasil por ser um parceiro confiável com excelentes capacidades de EPC é merecida”, disse Marcelo Oliveira, CEO das empresas TEVISA, Linhares Geração e Povoação Energia.

“Concluir esses projetos dentro do prazo necessário exigiu experiência e know-how. Nossa forte presença no Brasil e a compreensão das necessidades e práticas locais foram essenciais para tornar as entregas rápidas um sucesso. Utilizamos uma maior quantidadede mão de obra e equipamentos extras em ambos os locais de construção, bem como trabalhamos em dois turnos sete dias por semana. Penso que, mais uma vez, reforçamos a competência e as capacidades da Wärtsilä para o setor de energia”, comentou Jorge Alcaide, Diretor, Américas Sul, Wärtsilä Energia.

Entre as muitas dificuldades encontradas estavam o congestionamento de navios resultantes de atrasos logísticos em função da pandemia da Covid-19, e impactos advindos da guerra na Ucrânia, que afetaram a disponibilidade de materiais. A Wärtsilä foi capaz de enfrentar esses contratempos, por exemplo, fretando embarcações dedicadas para entregar equipamentos e materiais, e utilizando um número significativo de entregas via aérea para garantir que tudo estivesse no local quando necessário.

Três usinas fazem parte dos projetos, todas no Espírito Santo, são elas: a usina UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo e a usina UTE Povoaҫӑo1, ambas em Linhares, e a usina UTE Viana 1, em Viana. As três plantas apresentam motores a gás Wärtsilä 34SG, totalizando 16 motores com uma potência combinada de aproximadamente 150 MW, suficiente para fornecer eletricidade para cerca de 280.000 residências na região. Até o momento, o histórico de entregas de EPC da Wärtsilä compreende 551 usinas em 109 países. Sua produção total está próxima de 21.720 MW. Para cada projeto, devem ser atendidas necessidades específicas, bem como o cumprimento de regulamentos, a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais afetadas. A Wärtsilä desenvolveu uma abordagem flexível para as diferentes demandas. Ela fornece ao cliente um único ponto de contato para garantir o gerenciamento eficiente do projeto e faz pleno uso das mais recentes tecnologias digitais e sistemas de informação.

A Wärtsilä está presente no Brasil desde 1990 e tem operações no Rio de Janeiro, Recife e Manaus. Até o momento, a Wärtsilä entregou 2,9 GW de capacidade da usina no Brasil, dos quais 700 MW estão atualmente cobertos por acordos de serviço de longo prazo. A Wärtsilä também converteu 275 MW em usinas operando com óleo no país, para funcionarem com gás natural.

 

Contato para a imprensa:

Fernanda Castro
Marketing & Communications Manager, Energy Business, AMER
Celular +55 21 9 8566 1651
fernanda.castro@wartsila.com 


Sobre a Wärtsilä Energy

A Wärtsilä Energy lidera a transição para um futuro de energia 100% renovável. Ajudamos nossos clientes na descarbonização desenvolvendo tecnologias líderes de mercado. Eles abrangem usinas de energia de balanceamento habilitadas para futuros combustíveis, soluções híbridas, armazenamento de energia e tecnologia de otimização, incluindo a plataforma de gerenciamento de energia GEMS. Os serviços de ciclo de vida completo da Wärtsilä Energy são projetados para aumentar a eficiência, promover a confiabilidade e garantir o desempenho operacional. Nosso histórico compreende 74 GW de capacidade de usina e mais de 80 sistemas de armazenamento de energia entregues a 180 países ao redor do mundo.

https://www.wartsila.com/energy

Sobre a Wärtsilä

A Wärtsilä é líder global em tecnologias inteligentes e soluções completas de ciclo de vida para os mercados marítimo e de energia. Ao enfatizar a inovação sustentável, eficiência total e análise de dados, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de seus clientes. Em 2021, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram EUR 4,8 bilhões com aproximadamente 17.000 funcionários. A empresa possui operações em mais de 200 localidades em mais de 68 países ao redor do mundo. Wärtsilä está listado na Nasdaq Helsinki.

www.wartsila.com