• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä é contratada para fornecer três usinas térmicas flexíveis totalizando 150 MW para o Brasil

18 novembro 2021 at 14:30 UTC+2

O grupo de tecnologia Wärtsilä fornecerá ao Brasil três usinas a gás totalizando 150 MW de potência. A assinatura do contrato veio como resultado de um Leilão de Reserva de Capacidade organizado pelo Ministério das Minas e Energia em outubro. As usinas serão entregues em um cronograma acelerado (fast-track)  e estão programadas para entrar em operação no segundo trimestre de 2022. Os pedidos foram feitos por empresas administradas por fundos geridos pelo BTG Pactual Asset Management e estão incluídos no order intake da Wärtsilä do quarto trimestre de 2021 .

A eletricidade produzida pelas usinas será fornecida à rede interligada nacional garantindo a confiabilidade do sistema, por exemplo, em épocas de condições climáticas adversas. Os contratos incluem um total de 16 grupos geradores a gás Wärtsilä 20V34SG de partida rápida e flexível. Os projetos serão entregues em regime de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC) para as usinas existentes UTE Luiz Oscar Rodrigues de Melo e UTE Viana 1, além de uma nova usina UTE Povoação 1, todas localizadas no Espírito Santo, estado da Região Sudeste do Brasil.

As usinas a gás Wärtsilä operam com gás natural, o combustível fóssil mais limpo disponível. Eles apresentam alta eficiência em qualquer carga, fornecendo níveis de eficiência da planta de até 50 por cento em ciclo simples e até 54 por cento em ciclo combinado. Sua flexibilidade incomparável é destacada pelo fato de que podem atingir a potência total minutos após o sinal de partida, o que é um benefício essencial em sistemas que desejam integrar níveis mais elevados de energia renovável.

As usinas elétricas flexíveis com motores a gás Wärtsilä podem utilizar gás natural, GLP, combustíveis sintéticos e biogás. As centrais elétricas que funcionam inicialmente com gás natural podem passar a funcionar com combustíveis descarbonizados sustentáveis ​​à medida que essas fontes se tornam disponíveis. Esse recurso, à prova de futuro, alivia o risco dos investimentos feitos hoje se tornarem ativos obsoletos mais tarde.

“Nossa presença no Brasil é longa e sólida. Com estes projetos estamos nos aproximando da importante marca de 3 GW de base instalada no país e continuamos atendendo às demandas de nossos clientes. Oferecemos a melhor tecnologia da categoria para otimização de energia. A alta eficiência dos motores Wärtsilä, com seus rápidos aumentos de potência, em questão de minutos em vez de horas ou dias, fornecem a flexibilidade e confiabilidade necessárias no mercado de energia de hoje, que está se voltando cada vez mais para as energias renováveis ​​”, diz Håkan Agnevall , Presidente e CEO da Wärtsilä Corporation.

A Wärtsilä é reconhecida por sua capacidade de fornecer projetos de EPC em regime fast-track  e as demandas estão crescendo rapidamente na América do Sul. A necessidade pelo cumprimento dos requisitos regulamentares está se acelerando, assim como a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais, e a Wärtsilä tem décadas de experiência no atendimento a esses requisitos.

A Wärtsilä Brasil foi fundada em 1990 e tem operações no Rio de Janeiro, Recife e Manaus com uma oferta completa cobrindo a gama total do portfólio de equipamentos da Wärtsilä. Até o momento, a Wärtsilä entregou 2,7 GW de capacidade instalada no Brasil, dos quais 739 MW estão atualmente cobertos pelos contratos de serviço de longo prazo da Wärtsilä. A Wärtsilä também converteu 275 MW de capacidade operando com óleo para funcionar com gás natural no Brasil.

O resultado do Leilão de Reserva de Capacidade Brasileiro garantirá, por meio da contratação de energia de reserva, a confiabilidade do sistema para os próximos anos.

 

Contato para a imprensa para mais informações sobre esse contrato:

Fernanda Castro
Communications and Branding Region South
Celular +55 21 9 8566 1651
fernanda.castro@wartsila.com 

Todas as notícias sobre a Wärtsilä estão disponíveis em https://www.wartsila.com/media/news-releases  e em http://news.cision.com/wartsila-corporation, onde as imagens podem ser baixadas.

Legenda da imagem: Grupos geradores com motor a gás Wärtsilä 20V34SG de partida rápida e flexível em uma sala de máquinas. © Wärtsilä Corporation

 

Sobre a Wärtsilä Energy

Wärtsilä Energy lidera a transição para um futuro de energia 100% renovável. Ajudamos nossos clientes a descobrir o valor da transição energética, otimizando seus sistemas de energia e preparando seus ativos para o futuro. Nossa oferta inclui usinas de energia flexíveis, sistemas de gerenciamento de energia e armazenamento, bem como serviços de ciclo de vida que garantem maior eficiência e desempenho garantido. A Wärtsilä forneceu 72 GW de capacidade de usina de energia em 180 países ao redor do mundo.

https://www.wartsila.com/energy

 Sobre a Wärtsilä

A Wärtsilä é líder global em tecnologias inteligentes e soluções completas de ciclo de vida para os mercados marítimo e de energia. Ao enfatizar a inovação sustentável, eficiência total e análise de dados, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de seus clientes. Em 2020, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram EUR 4,6 bilhões com aproximadamente 18.000 funcionários. A empresa possui operações em mais de 200 localidades em mais de 70 países ao redor do mundo. Wärtsilä está listado na Nasdaq Helsinki.

www.wartsila.com

 Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimento da América Latina, atuando em Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde a sua criação, em 1983, o Banco atua com base em uma cultura de parceria meritocrática, com foco no cliente, excelência e visão de longo prazo. Consolidamos nosso status como um dos players mais inovadores do setor e conquistamos diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente temos mais de 4.000 funcionários em escritórios em todo o Brasil, bem como no Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Para obter mais informações, visite http://www.btgpactual.com