• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä Brasil assina contrato para a conversão a gás dos motores da UTE Cristiano Rocha

15 janeiro 2020 at 15:00 UTC+2
  • _MG_2364

O grupo tecnológico Wärtsilä, líder em tecnologia e soluções para o mercado de energia, assinou com a Rio Amazonas Energia S.A (RAESA) um contrato para a conversão dos motores da UTE Cristiano Rocha. O projeto - que converterá 100% da operação para gás natural - tem duração de um ano e meio, a contar de novembro de 2019, e compreende a conversão de cinco conjuntos motogeradores Wärtsilä 18V46GD para o modelo W18V50SG, que traz o benefício de eliminar o uso de óleo combustível como fonte de energia secundária, além de melhorar a confiabilidade e a eficiência da planta.

Adriano Marcolino, Business Development Manager, Project Sales, da Wärtsilä Brasil, diz que a tendência é de os clientes optarem cada vez mais por soluções sustentáveis, substituindo os combustíveis fósseis por fontes mais limpas em prol de uma economia de baixo carbono e melhor competitividade em futuros leilões de energia. No caso de Cristiano Rocha, o timing do projeto é outro fator importante, pela necessidade de aumentar a confiabilidade e a eficiência da planta, e buscar uma natural redução do custo das operações.

“Neste escopo, apenas o bloco, o eixo e alguns auxiliares dos motogeradores serão aproveitados. Todos os demais componentes serão substituídos, e os motores, que hoje acumulam 90 mil horas de operação, passarão ao marcador zero. Isso aumenta a confiabilidade da planta, diminui o custo nos próximos anos com a manutenção desses equipamentos e confere ao cliente toda a garantia da compra de equipamentos novos da Wärtsilä”, destaca.

Além da conversão, Wärtsilä e RAESA assinaram o primeiro contrato de serviços no Brasil baseado no modelo Guaranteed Asset Performance (GAP), que aliado a execução dos serviços de manutenção preventiva nos motores a serem realizados pela Wärtsilä, ainda prevê a permanência de um consultor técnico na UTE para garantias de performance como, por exemplo, a capacidade de geração do site.

Referente ao Contrato de Serviços, Ribamar Ramos, Sales Agreement Manager, destaca que este conceito inovador do contrato (GAP), tem origem nas soluções customizadas desenvolvidas pela Wärtsilä e respeita os clientes que optam por priorizar a operação, sem abrir mão de uma relação de parceria e confiança com o fabricante. “Nesse conceito de serviço Lean, a Wärtsilä consegue garantir a performance da usina, mesmo sem ser a dona da operação, explica Ramos.

Inaugurada em 2006 com capacidade instalada de 85,38 MW, desde a primeira conversão para gás, em 2013, a planta de Cristiano Rocha opera com o suporte de geradores para garantir o fornecimento de 65 MW ininterruptos de energia elétrica para a cidade de Manaus. Com a instalação do novo sistema, os motores, hoje com 17 MW de potência, vão passar a operar a 18,35 MW, eliminando a necessidade de custo extra com o aluguel de geradores. Além de dar um salto significativo em termos de potência bruta instalada – 91,75 MW – a conversão aumenta a segurança no abastecimento – fatores que podem gerar vantagem competitiva à RAESA numa eventual negociação com o seu cliente final para a extensão do contrato atual, de 2025 para 2030.

A combinação da conversão para operação totalmente movida a gás e com um contrato de serviço de suporte a longo prazo trará ótimos benefícios econômicos, de desempenho e ambientais. A Wärtsilä é conhecida por sua capacidade em conversões de gás, e nos sentimos confiantes sobre o resultado bem-sucedido do projeto. Esta atualização ajudará a tornar o futuro dos nossos negócios e da empresa mais sustentável ”, disse Edésio Nunes, CEO da Multiner S.A.

Fabricados com a mais alta tecnologia e estado da arte, os motogeradores Wärtsilä W18V50SG têm reconhecimento no mercado por sua eficiência elevada, baixo custo de manutenção e uma ampla flexibilidade operacional. Atualmente, a Wärtsilä já executou mais de 100 projetos de conversão e a tendência é que esse número aumente devido às características de acionamento rápido do equipamento (5 minutos) e competitividade na geração a gás. Este recurso se torna imprescindível para sistemas de geração que utilizam cada vez mais as fontes renováveis.

O novo projeto com a RAESA renova o relacionamento de confiança entre as duas empresas, que têm o desafio de executar o projeto sem prejudicar a integridade dos equipamentos ou interferir na continuidade do abastecimento, já que a operação não vai parar. “O que mais se destaca nesse contrato, no entanto, é que os benefícios se estendem diretamente a outras partes da sociedade. Além dos baixíssimos valores de emissão na atmosfera devido à conversão para uma planta totalmente a gás – a redução de gases poluentes será de aproximadamente 10%, representando cerca de 35.000 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (MTCDE) / ano, o que equivale à poluição de cerca de 7600 carros– vai ser possível economizar na compra do óleo combustível, insumo que hoje é subsidiado pelo governo e rateado entre a comunidade”, pontuou Marcolino.

Sobre a Wärtsilä Brasil

A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global em avançadas tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia. Ao enfatizar a inovação tecnológica e eficiência energética e operacional, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Para isso, a empresa vem ativamente encontrando novas formas de reduzir emissões, e empenha-se em ir além das normas ambientais vigentes, promovendo práticas ambientalmente saudáveis. A empresa possui operações em mais de 200 localidades distribuídas por aproximadamente 70 países ao redor do mundo. 

No Brasil desde 1990, a Wärtsilä opera seu escritório matriz no Rio de Janeiro e centros de serviços em Niterói (RJ), Manaus (AM) e Pernambuco (PE), empregando cerca de 400 profissionais. A empresa já projetou e construiu 31 usinas de energia no país, ultrapassando a marca de 2,6 GW em potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil capacidade instalada superior a 3.400 MW em mais de 570 navios e embarcações.  

Leia mais sobre conversões a gás combinado a um contrato de pretação de serviços, clicando aqui.

Para mais informações sobre venda de projetos no Brasil:

Adriano Marcolino
Business Development Manager, Service Projects
Wärtsilä Energy Business
Mob. +55 21 9 8868 0067
adriano.marcolino@wartsila.com