• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä Brasil e CBO firmam parceria para o primeiro projeto de uma embarcação híbrida na América Latina

Wärtsilä Corporation, 11 novembro 2020 at 05:00 UTC+2

O grupo de tecnologia Wärtsilä, líder em soluções para o mercado Marítimo e de Energia, e a CBO, um dos principais operadores brasileiros de embarcações de apoio offshore, assinaram no último mês um acordo para converter uma embarcação da frota da CBO para operar com propulsão híbrida. Este será o primeiro navio na América Latina com essa tecnologia, permitindo que o motor alterne entre o diesel e a energia proveniente de baterias. A inovação aumenta a eficiência energética da embarcação e reduz as emissões de carbono

Wärtsilä Hybrid Solution será instalado no ‘CBO Flamengo’, um navio de apoio à plataforma (PSV). A solução está em conformidade com a sociedade classificadora DNV-GL e irá possuir a notação de classe Battery Power, permitindo que os motores do navio trabalhem de forma mais eficiente operando em menor quantidade e em carga ótima e com maior confiabilidade. O sistema híbrido funcionará aumentando a redundância de potência; amenizando os efeitos dos picos intermitentes de carga; economizando combustível e reduzindo os níveis de emissão dos gases de exaustão. Além disso, como os motores irão operar por menos horas trazendo uma redução significativa nos custos de manutenção.

“A CBO está sempre interessada em novas tecnologias e a inovação está no nosso DNA. Buscamos menor consumo de combustíveis fósseis e isso, alinhado às nossas iniciativas de ESG, torna a decisão de instalar baterias em nossas embarcações um caminho natural. A CBO oferecerá uma operação mais eficiente aos nossos clientes e este será o primeiro passo de muitos que virão. A Wärtsilä é líder em inovação e possui amplo know-how em sistemas de baterias híbridas para navios, por isso temos  a satisfação  de unir forças com a Wärtsilä para implementar novas tecnologias na frota da CBO ”, afirma Marcelo Martins, Diretor Técnico e Comercial da CBO.

“O projeto é de suma importância não apenas para a Wärtsilä e para a CBO, mas para a sociedade como um todo, pois reduz os impactos ao meio ambiente no setor O&G. A CBO com seu pioneirismo e inovação, lidera a transformação para  uma operação mais verde. A Wärtsilä, junto de seus clientes, irá possibilitar uma sociedade mais sustentável através de tecnologias inteligentes, como é o caso do sistema Híbrido” afirma Arturo Jordão Cortez, Gerente de Conta da área de vendas da Wärtsilä.

Trata-se de um trabalho que vem sendo desenvolvido há 3 anos, pelo qual a Wärtsilä Brasil tem demostrado os benefícios do uso de sistemas híbridos de baterias de forma pioneira. Segundo Luís Grotz, Gerente de Vendas de Projetos e Engenharia da Wärtsilä Marine Power, existe uma sensibilização por parte de todos os stakeholders da cadeia do Óleo e Gás em relação ao tema, sendo fundamental o foco no aumento da eficiência energética em todos os contratos futuros. Ressaltando que o Capex do investimento é devolvido em pouco tempo com as economias geradas pelo Wärtsilä HY.

O escopo inclui os equipamentos da conversão, engenharia, gerenciamento, entrega de solução híbrida e comissionamento. A entrega dos equipamentos Wärtsilä está programada para abril de 2021. A instalação e integração do equipamento serão feitas pela CBO.

Para mais informações favor entrar em contato:

Luis Flavio Grotz
Project Sales Manager, A Category Project Sales & Sales Engineeering
Wärtsilä Marine Power
Mobile +55 21 99538 9664
luis.grotz@wartsila.com

Grupo CBO
Ms. Carina Ducos
Marketing & Communications
Mobile +55 21 2624-4738
carina.ducos@grupocbo.com.br 

Sobre a Wärtsilä 

A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global em avançadas tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia. Ao enfatizar a inovação tecnológica e eficiência energética e operacional, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Para isso, a empresa vem ativamente encontrando novas formas de reduzir emissões, e empenha-se em ir além das normas ambientais vigentes, promovendo práticas ambientalmente saudáveis. Em 2019, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram EUR 5,2 bilhões com aproximadamente 19.000 funcionários. A empresa possui operações em mais de 200 localidades em mais de 80 países ao redor do mundo. Wärtsilä está listado na Nasdaq Helsinki.

No Brasil desde 1990, a Wärtsilä opera seu escritório matriz no Rio de Janeiro e centros de serviços em Niterói (RJ), Manaus (AM) e Pernambuco (PE), empregando cerca de 400 profissionais. A empresa já projetou e construiu 31 usinas de energia no país, ultrapassando a marca de 2,6 GW em potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil capacidade instalada superior a 3.400 MW em mais de 570 navios e embarcações.

Sobre a CBO

Operando com excelência na navegação de apoio marítimo desde 1978, a CBO é uma das empresas líderes no segmento de afretamento de embarcações de apoio offshore no Brasil.

A Companhia tem como acionistas os fundos de Private Equity Pátria Investimentos e Vinci Partners, além do BNDESPar (subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES). Atualmente o Grupo CBO conta com uma frota de 32 embarcações de quatro classes, PSV, RSV, OSRV e AHTS, e possui aproximadamente 1.100 funcionários trabalhando em suas bases em Niterói (RJ) e Macaé (RJ).