• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Lançamento do motor Wärtsilä 25 abre caminho para a descarbonização marítima

WÄRTSILÄ CORPORATION, COMUNICADO DE IMPRENSA COMERCIAL, 7 DE SETEMBRO DE 2022 ÀS 13:00 HORAS, HORÁRIO PADRÃO DA EUROPA, 7 setembro 2022 at 07:00 UTC+2
  • Legenda da imagem: O novo motor de 4 tempos de média rotação Wärtsilä 25 é a última adição ao portfólio da Wärtsilä, projetado para acelerar e apoiar os esforços do setor marítimo na realização de operações descarbonizadas.

O grupo tecnológico Wärtsilä apresenta o seu novo motor de 4 tempos de média rotação Wärtsilä 25. Com base na plataforma de tecnologia modular de grande sucesso da Wärtsilä, esta última adição ao portfólio de motores da empresa foi projetada para acelerar e apoiar os esforços do setor marítimo na descarbonização das operações.

A modularidade do motor Wärtsilä 25 oferece aos armadores e operadores flexibilidade maximizada, enquanto a eficiência e a economia de combustível do motor proporcionam emissões reduzidas. O motor já é capaz de operar com diesel, GNL ou com biocombustíveis neutros em carbono, a gás ou líquidos, e pode ser facilmente atualizado para operar com futuros combustíveis isentos de carbono, à medida que se tornam disponíveis. A flexibilidade de ter diferentes opções de sincronização de tempo de abertura de válvulas é um facilitador fundamental para futuros combustíveis e otimização de emissões.

O motor Wärtsilä 25 pretende ser o primeiro motor da empresa a funcionar com amônia como combustível – o desenvolvimento da tecnologia está atualmente em andamento com o conceito tecnológico previsto para 2023, seguindo o cronograma para disponibilização do produto para projetos.

“Este motor marca o início de uma nova era de motores de pequeno porte, de média rotação e à prova de futuro, e vem como um passo importante para que a indústria marítima atinja seus objetivos de descarbonização. O Wärtsilä 25 possui vários diferenciais. É um motor pequeno, mas poderoso, e proporciona uma transição sem esforço para combustíveis futuros, tornando-o um investimento à prova de futuro. Mais importante ainda, o motor traz todas essas vantagens, mantendo o custo de vida total de projeto dentro do razoável ", diz Roger Holm, Presidente da Marine Power & Vice-Presidente Executivo da Wärtsilä Corporation.

Ao operar com gás natural, o motor é compatível com IMO Tier III, como também é com diesel quando integrado com um sistema de redução de emissões de NOx (NOR) Wärtsilä. Além disso, permite o cumprimento de regulamentos como os protocolos CII e EEXI da IMO que entram em vigor em 2023, de forma economicamente viável.

O Wärtsilä 25 é projetado para longos períodos de operação sem manutenção e possibilita programações de docagem com um tempo entre revisões (TBO) de até 32.000 horas. Como resultado, tanto o tempo fora de serviço quanto os custos operacionais são significativamente reduzidos. O planejamento dinâmico de manutenção orientado por dados e os serviços de manutenção preditiva podem estender ainda mais o TBO.

O motor possui também um sistema de turbocompressor robustode alta eficiêcia e taxa de compressão, está disponível nas configurações de cilindros em linha de 6L, 7L, 8L e 9L.Enquanto a versão  Dual-Fuel  (DF) tem uma potência de saída que varia de 1,9 a 3,1 MW,a versão diesel oferece entre 2,0 a 3,4 MW. A tecnologia de injeção de combustível de alta pressão do tipo Common-rail otimiza a combustão e as configurações de injeção de combustível em todas as cargas. Isso, por sua vez, promove uma operação sem fumaça.

Outros recursos incluem um controle de autoaprendizagem proporcional, integral e derivado (PID) para reduzir as necessidades de calibração e a coleta de dados críticos do motor para fins de manutenção preditiva, relatórios e análise por meio do serviço Expert Insight da Wärtsilä. Os módulos podem ser substituídos ‘on the fly’ (enquanto em progresso), o que elimina a necessidade de downloads de software separados. Também estão disponíveis ajustes opcionais e fáceis de aplicar para condições árticas ou tropicais e para reduzir as emissões ao nível de um motor que opere apenas com gás.

 

Contato com a mídia para obter mais informações sobre esta versão:

Simone Greene

Gerente de Comunicações

Wärtsilä Marine Power Tel:
+39 3420725119simone.greene@wartsila.com