• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä inaugura workshop inédito no Brasil especializado no reparo de caixas multiplicadoras de turbinas eólicas

1 abril 2022 at 11:20 UTC+2

O grupo tecnológico Wärtsilä anuncia a inauguração de workshop especializado em serviços de reparo de gearbox para turbinas eólicas. Este é o primeiro centro de serviços dedicado a este fim, com bancada de teste em carga, em toda a América Latina e está localizado em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, região Nordeste do Brasil.

Grande diferencial do workshop, a bancada de teste é composta por dois motores AC de 1,5MW e um gearbox utilizado para simular o torque em operação. Com esse setup é possível testar o equipamento reparado com a carga total de operação, ou parcial, a depender da potência de cada modelo. O recurso de teste auxilia na identificação de possíveis falhas antes que ocorra a montagem da caixa multiplicadora na turbina eólica.

“Ao oferecer a possibilidade de reparar e testar os gearboxes no país, estamos ajudando a reduzir os custos diretos de energia, contribuindo para aumentar a disponibilidade operacional dos parques eólicos e, consequentemente, ajudando a maximizar o uso da energia eólica na matriz energética brasileira”, observa Jorge Alcaide, Energy Business Director, AMER, Region South e Managing Director da Wärtsilä Brasil.

Além de estar em sinergia com o propósito de impulsionar a transição energética, para a Wärtsilä, outra vantagem de instalar um workshop desse tipo no Brasil é poder contribuir para criar fluxos de receita para os donos de ativos.

“Ao invés de enviar as caixas multiplicadoras para a Europa, principal hub de fabricação dessas unidades, nossos clientes já podem contar com a solução de fazer o reparo localmente, com a mesma competência e qualidade oferecidas no exterior, porém beneficiando-se de mais economia e menos tempo gasto com o trâmite dessa operação”, salienta Alcaide.

O Brasil possui a sétima maior capacidade instalada de energia eólica do mundo, com mais de 20 GW distribuídos em mais de 10 mil turbinas, e a expectativa é atingir o marco de 25 GW em 2025. Pensando nisso, em 2018 a Wärtsilä assinou contrato de parceria com um dos principais fabricantes de gearbox do mundo para atender principalmente as demandas do mercado nacional.

A escolha pela localização no Nordeste é estratégica, pois é onde grande parte de turbinas eólicas opera devido à forte incidência de ventos. O mercado brasileiro de energia eólica representa 11,4% da energia total produzida no país – o equivalente a 21,1 GW, sendo 16,4 GW provenientes da região Nordeste. 

 

Contato para a imprensa:

Fernanda Castro
Marketing & Communications Manager, Energy Business, AMER
Celular +55 21 9 8566 1651
fernanda.castro@wartsila.com 

 

Sobre a Wärtsilä Energy

A Wärtsilä Energy lidera a transição para um futuro de energia 100% renovável. Ajudamos nossos clientes na descarbonização desenvolvendo tecnologias líderes de mercado. Eles abrangem usinas de energia de balanceamento habilitadas para futuros combustíveis, soluções híbridas, armazenamento de energia e tecnologia de otimização, incluindo a plataforma de gerenciamento de energia GEMS. Os serviços de ciclo de vida completo da Wärtsilä Energy são projetados para aumentar a eficiência, promover a confiabilidade e garantir o desempenho operacional. Nosso histórico compreende 74 GW de capacidade de usina e mais de 80 sistemas de armazenamento de energia entregues a 180 países ao redor do mundo.

https://www.wartsila.com/energy

 Sobre a Wärtsilä

A Wärtsilä é líder global em tecnologias inteligentes e soluções completas de ciclo de vida para os mercados marítimo e de energia. Ao enfatizar a inovação sustentável, eficiência total e análise de dados, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de seus clientes. Em 2021, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram EUR 4,8 bilhões com aproximadamente 17.000 funcionários. A empresa possui operações em mais de 200 localidades em mais de 68 países ao redor do mundo. Wärtsilä está listado na Nasdaq Helsinki.

www.wartsila.com