• Careers main slide 2
    Mídia

    Wärtsilä no Brasil

Wärtsilä fecha parceria inédita para monitoramento e manutenção de equipamentos com a Sapura Brasil

トレードに関するプレスリリース 8 julho 2019 at 09:45 UTC+2
  • Sapura Brazil’s six PLSVs will gain improved operational reliability through the Wärtsilä optimised maintenance solution.

Acordo é apontado como o maior do mundo deste tipo já firmado entre um armador e um fabricante.

A multinacional Wärtsilä, líder em tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia, anuncia a assinatura de um Optimized Maintenance Agreement (OMA) com a Sapura para a frota de seis embarcações de suporte e lançamento de tubos flexíveis PLSV´s (Pipe Laying Support Vessels). Além do OMA, a Wärtsilä também cobrirá a frota com um contrato de peças e outro local de prestação de serviços.

“Este acordo atende a três aspectos que são primordiais para o cliente: disponibilidade de peças de reposição, manutenção e monitoramento do condicionamento do motor baseada em Data Analyses. Ou seja, através de inspeções e análise de informações técnicas da condição dos equipamentos, será possível estender manutenções e até Dry-dockings. Esse tipo de análise somente um O&M pela detenção do conhecimento da engenharia do produto consegue fornecer”, afirma Luis Grotz, gerente de vendas e contas da divisão marítima e de serviços da Wärtsilä Brasil, e complementa “Isso será feito com a ajuda do Monitoramento Baseado na Condição do Motor (CBM) e do Serviço de Monitoramento da Condição de Propulsão (PCMS). Ao todo serão monitorados 42 thrusters e 34 motores em 6 navios diferentes, ao mesmo tempo”.

Em sua frota, a Sapura possui seis embarcações de suporte, instalação e colocação de tubos flexíveis PLSVs. Estes são responsáveis pela interligação de poços de petróleo a coletores e unidades de produção de petróleo e gás, conhecidos como FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading). Todos os seis PLSVs são equipados com motores e propulsores Wärtsilä e atualmente contratados pela Petrobras. Uma taxa mensal será cobrada para cobrir os custos com hardware, treinamento da tripulação e relatórios mensais dos serviços de monitoramento de condicionamento. “O planejamento da manutenção e a disponibilidade de peças sobressalentes são listadas separadamente e formam uma parte importante deste contrato”, afirma Grotz.

“Esse contrato mostra a sinergia entre as duas empresas no que tange a Inovação e Digitalização e está totalmente conectado a Smart Marine Vision da Wärtsilä. Sem sombra de dúvidas, coloca a Sapura em um patamar totalmente diferenciado no mercado em filosofia de manutenção e preservação do Asset”, finaliza o executivo da Wärtsilä.

O gerente de manutenção da Sapura, Fábio Gervasio, complementa: “A partir da implementação de nova filosofia de manutenção, será possível aumentar a confiabilidade, e disponibilidade dos ativos, além do nível de eficiência. Também será possível realizar as intervenções somente quando necessário, resultando numa redução de custos operacionais, o que torna possível postergar grandes manutenções, como por exemplo, docagens”.

O principal objetivo do cliente para a assinatura do acordo é obter disponibilidade maximizada para as embarcações (tempo de inatividade minimizado devido a revisões gerais) com intervalos de manutenção flexíveis (DMP) e economia no OPEx.

“Esse projeto estreita ainda mais nossa relação com a Wärtsilä e vai trazer grandes benefícios para nossas operações. É importante contar com esse tipo de preparo voltado à prevenção para que possamos nos sentir mais tranquilos quanto à integridade e confiabilidade dos nossos equipamentos”, finaliza o CEO da Sapura, Rogério Salbego.